sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ditados (im)populares



É certo e sabido de que os ditados populares fazem parte do nosso dia-a-dia.
Há até quem faça destes, a sua doutrina e filosofia de vida.
Pois que eu venho hoje expressar a minha indignação em relação a alguns dos mais conhecidos e citados ditados que, a meu ver são contraditórios...
Ora cá vai:
"Cão que ladra não morde."
Não?!
Quem vos disse???
Já fui mordido por um cão, e garanto-vos que não foi pela calada, já que o feitor de tal dentada fez questão de ladrar (anunciar) publicamente a toda a S.C.A.O.V (Sociedade Canina dos Arredores de Onde Vivo) e mesmo alguns humanos, que ía meter em prática o acto do fechar dos maxilares, munidos de dentes incisivos (e molares também) enquanto uma mão (a minha) se encontrava no perímetro coberto pelos maxilares, dentes e baba do adorável cão que me mordeu.
Digo adorável porque adoro animais e não condeno o facto de o cão me ter ferrado...realmente tenho um ar ameaçador.
Principalmente para os animais e para as gajas...mas ainda assim há animais que gostam de mim...tipo a minha chefe.
Quero com isto dizer que cão que ladra não morde MAS É O TANAS!!!
Correcto seria: "Cão que ladra teu amigo é!"
E corroboro esta minha teoria, irónicamente, com outro ditado popular: "O Cão é o melhor amigo do Homem"
Assim já encontro lógica no ditado.
De qualquer das maneiras acho que continuo a viver relativamente bem com isto.
Depois temos o "Dá deus nozes a quem não tem dentes"...
...
...Quer dizer...
...
Acho que o ditado correcto seria "Dá deus nozes a quem não morde"
Porquê?
Porque não tem dentes!!!
Logo, "Cão que ladra não morde" deixa automáticamente de existir porque se ramificou em dois ditados lógicos a partir de um ditado sem cabeça, tronco e nem sequer membros caramba!!!
Foda-se!
Já agora também me querem convencer de que "Quem não tem dinheiro não tem vícios" (!!!)
Não queria ter que ser eu a dar-vos esta triste notícia mas quem tem vícios, tem-nos com ou sem dinheiro.
Uma vez mais, correcto seria: "Quem não tem dinheiro teu amigo é."
Oh amigo empresta aí um euro para comprar tabaco...Oh amigo paga lá uma cervejinha aqui ao teu amigo...
Tenho que dizer mais alguma coisa?
As pessoas não se apercebem que "quem te avisa não tem vícios"??? Isso sim, é óbvio!
...
"Deus escreve direito por linhas tortas"...Será que inventaram os cadernos de linhas (direitas) para ver se escrevíamos torto?
Digam-me lá algum romance ou poesia ou ficção que deus ja tenha escrito...
E então. Estava direito ou estava torto?
Hum?
Direito?
ou torto?
"Quando a esmola é grande, o cego desconfia"
Mas se for um paraplégico ou um sem-abrigo já não tem com que se preocupar.
Tá-se bem, não há stress...para a próxima dás-me uma esmola mais pequena...não te preocupes que continuo a confiar em ti (!!!)
"Não tenho dinheiro sequer para mandar cantar um cego"
Claro, o gajo é desconfiado!
E para mandá-lo calar-se, também é preciso pagar?
Como estou aqui para rectificar este tipo de erros, vou dizer-vos mais uma vez como seria o ditado correcto: "Quando a esmola é grande, não tenho dinheiro para mandar cantar um cego".
Se a esmola fosse pequena até lhe financiava o lançamento de um album a solo.
Tenho dito.

1 comentário:

virgem disse...

loool ta bom está.. tirando a parte do " cego desconfia"!! é o pobre quem desconfia.. a não ser que o pobre coitado além de cego ainda é pobre!