terça-feira, 6 de julho de 2010

Comboio 0502


Hoje decidi, ao fim de 3 anos, ir até à praia.
Devo ser dos poucos seres humanos que não é grande apreciador de praia. Mas de vez em quando até calha bem.
Chegámos ao Cais do Sodré (eu e o virgem), e deparámo-nos com um grupo enorme de turistas provenientes da Grécia junto das bilheteiras. E Hellas eram todas tão giras!!!
Quando finalmente chegámos à bilheteira para comprar um bilhete de ida e volta (no meu caso, já que o virgem tinha passe), lá fomos à nossa vida rumo a Carcavelos.
Chegámos à praia, demos o mergulho da praxe, uns toques na bola e uma mini (ao preço de um pack de médias) para a despedida.
Decidimos então, passadas cerca de duas horas fazer a viagem de regresso a casa.
Isto não é desculpa, mas como tenho tanto hábito de ir à praia (3 anos sem ir) como tenho de andar de comboio na linha de cascais, apesar de ter bilhete de ida e volta, esqueci-me de validar nas cancelas que nem sequer consegui vislumbrar na estação de carcavelos. Então, descansado da vida entrei no comboio 0502 e aquando do aparecimento do picarete (o homem que pica os bilhetes), descansado da vida lhe coloquei na mão o cartãozinho esverdeado. O título de transporte.
O Sr. Picarete passa o cartão na máquina portátil e verifica que não estava (e de facto não estava por esquecimento ou distracção minha) validado, ou obliterado como se dizia antigamente.
Mandou-nos sair do comboio e à frente de toda a gente decide passar-me uma multa de exactamente 141 euros e 75 cêntimos mais o valor acrescentado de um bilhete de cerca de 1 euro e tal correspondente a uma viagem (quando já tinha pago 3 euros e tal numa viagem de ida e volta).
Não é por acaso que não gosto muito de pessoas e o picarete poderia ter sido um pouco condescendente e deixar-me ir às cancelas validar a passagem que estava paga!
É óbvio que vou pagar a multa e que vos (à CP) faça muito bom proveito!
Afinal de contas estamos em época de férias e não sei até que ponto os picas não receberão uma certa comissão sobre as multas que passam.
O que é óbvio também é que não vou deixar de apresentar reclamação à CP por este acontecimento.
Face às notícias que temos ouvido sobre uns assaltos nesta mesma linha de comboios desta mesma empresa (CP), acho que preferia ter sido mesmo assaltado por esses indivíduos que agem em grupo, já que não vislumbrei qualquer tipo de força policial dentros das carruagens, e assim já não me sentia tão roubado porque eram pouco o dinheiro e objectos de valor que tinha comigo!
O sol estava bom e a água também! Só achei a mini que bebemos à despedida um bocado cara...

3 comentários:

Gilberto Dinarte disse...

teve repercussão a tua reclamação ? aconteceu-me o mesmo hoje ... tou fulo, pelo valor da coima ... e se uma pessoa não pagar .. qual será o pior que pode acontecer

Anónimo disse...

Não tem que pagar as multas! Ao fim de 1 ano prescinde e os tribunais em Portugal são lentos!
INFORMEM-SE! CONHECIMENTO É PODER!
http://boicoteaostransportes.weebly.com/como-natildeo-pagar-as-multas.html

Anónimo disse...

Olha meu amigo,
Estás com sorte...
Eu não ando de comboio há anos e não sabia desse aspeto de ter que validar os bilhetes e sabes que coima apanhei? 440,40€... é verdade... nem queria acreditar. UM ROUBO
Comprei bilhete de ida e volta de azambuja para Sª Apolónia (5,5€) e, como era de ida e volta, validei à ida e não sabia que teria que validar à volta. Mais... tenho o comprovativo da compra desse bilhete que prova que paguei o bilhete na integra. O F... da ... do revisor não atendeu nenhum dos meus argumentos e além de arrogante mal educado o infeliz... tratou-me como criminoso e ainda se regosijava por ver o meu pânico/espanto por estar a ser multado em quase 450€. Como tentei fazê-lo entender que não tinha cometido nenhum crime e de que foi simples ignorância ainda procurou um polícia na carruagem para me identificar. Como se alguém conseguisse ficar impávido e sereno ao ser roubado em 450€ e não dizer nada nem tentar justificação. Enfim aquele coitado era o rei da carruagem e quis prová-lo. Eu cidadão cumpridor paguei pela minha falha... é quase mais caro que ser apanhado na auto-estrada a 180 km/hora... enfim, é um espetáculo este país.
A única coisa que me anima é que um infelliz daqueles que nem merece o trabalho que tem (não tem capacidade para atender ao público) vai ter que gramar fazer aquela merda de trabalho toda a vida e um dia destes alguém se passa da cabeça e amassa-lhe a tromba.
Desculpem a lenga lenga mas como foi este domingo ainda estou muito "aziado" :-) abraço