segunda-feira, 5 de julho de 2010

Redes Anti-Sociais

Estamos a viver na Era das chamadas redes sociais, tais como hi5, facebook, orkut, badoo, Myspace, etc...
O que não me deixa de intrigar, visto que o propósito destas redes é mantermo-nos em contacto com amigos, família e colegas de trabalho, aquando da sua ausência física.
Agora eu penso, por exemplo, se tenho um determinado contacto de uma vizinha minha, e se está um calor danado lá fora, em vez de sair á rua, passear um pouco, aproveitar o sol para estar com ela, não.
Ligo o computador ou o telemóvel e socializo com ela sem levantar o cú da cadeira, do sofá ou até mesmo da cama.
Imaginem que me casei, e que a minha mulher está grávida e em trabalho de parto.
Em vez de estar ao pé dela a ouvi-la gritar de dôres, é só mandar uma mensagem para lhe dizer que é como se estivesse com ela e que só estou a pagar 3euros de internet portatil por dia, e que quando começarem as contracções mais fortes, ela que se ligue ao facebook porque vamos ter um filho.
Mas não.
No facebook não pode ser porque o nosso futuro filho ainda não tem lá conta aberta.
No hi5 também não porque está cheio de spam e tenho medo que faça mal ao menino.
No orkut muito menos porque tem demasiadas aplicações e tenho medo que faça mal ao menino.
Então e se for menina?
No hi5 não porque é só malta que anda ali ao engate.
No facebook também não porque tem que ser maior de idade.
E no Myspace também não porque a criança ainda nem nasceu sequer e como tal, não tem ainda qualquer talento musical.
Não sou contra estas redes sociais (sou sou). Mas o uso abusivo das mesmas vai acabar por nos tornar (cada vez mais) comodistas e anti-sociais.

Sem comentários: