domingo, 15 de junho de 2008

Todos com Portugal


Todos com Portugal mas só durante o europeu!
Encontramo-nos numa sociedade que só se une no ambito do bem estar pessoal e colectivo durante os eventos internacionais do desporto rei, e vá lá...no natal também é conveniente aplicar uma boa dose de cinismo (possivelmente adquirida com o guloso subsídio de natal).
Neste momento refiro-me nomeadamente ao europeu de futebol de 2008 disputado na Áustria e na Suiça.
Pronto, quero eu dizer que o "tuga" (por muito que deteste este conceito, é realmente o que melhor define o português comum) só se encontra em comunhão de principios quando a equipa das quinas joga á bola. Depreendo a partir daqui que o que mais importância tem neste nosso país é o futebol, desde que tenham todos a mesma camisola, porque depois de tudo isto voltamos á rotina do "salve-se quem puder" "porque eu sou melhor do que tu e estar a ser educado para com alguém que se encontra num estatuto social inferior será perda de tempo e paciência.
Porque eu sou magro e tu és gordo e ser gordo não é fixe; porque eu não fumo e tu fumas e fumar é feio; porque eu vivo no porto e tu em lisboa e vocês mouros não valem nada".
Presencio diáriamente atitudes medíocres de cada um, tendo em conta a minha profissão que me sujeita (infelizmente) ao contacto directo e insistente com o público.
A sociedade portuguesa está em grande percentagem totalmente desprovida de personalidade, educação, carácter e princípios.
O que interessa é criticar tudo o que mexe e tudo o que se possa desviar do nosso já pequeno universo ainda por cima afunilado naquilo em que pensamos acreditar sem ter fundamento na crença que nos é incutida.
Custa-me em pleno século XXI assistir á regressão psicológica de cada um.
Somos incansávelmente injectados através de vários meios de comunicação social, lazer e muitos outros meios de envenenamento psicológico com a aparência, com a beleza, com o banal e o vulgar.
É conveniente não ter gosto próprio porque podemos cair em alvo de crítica, gozo, chacota.
É conveniente gostar sem gostar do que toda a gente gosta porque caso contrário o mesmo alvo nos levará á mesma queda.
É conveniente não sermos nós próprios porque senão não seremos só mais um e o singular precisa de se sentir integrado no colectivo seja por que meios for.
Somos interceiros porque só sabemos aceitar os outros se pensarem, vestirem, andarem, cagarem ou mijarem como nós...se mijar para a esquerda ja olham para mim de lado e sussuram...olha aquele a mijar para a esquerda...que horror!
Custa-me saber que para o português comum é mais fácil criticar do que compreender sem se preocupar em alargar os seus conhecimentos não culturais mas sociais no que diz respeito ao modo de estar no nosso espaço quando partilhado com o próximo.
Enfim...deixo ainda que em vão um pequeno apelo a toda a gente para dar valor e reconhecimento á personalidade, educação e respeito.
Acredito que quem souber dar valor a estes valores será uma pessoa valiosa de espírito e "consequentemente" proporcionar uma maior harmonia e bem estar para com o próximo.
Mas acredito também (daí ter sublinhado o apelo em vão) que a sociedade em portugal é uma sociedade anti-social.

1 comentário:

Tweezers disse...

Resumindo:

1º- Domingo, menstruação mental.
2º- As colegas de trabalho ao domingo colocaram o cráchá do movimento "Menstruação Colectiva"e fizeram-te a vida negra.
3º- Aturaste novamente aqueles chatos que insistem em levar as terrinas gigantes de sangria.
4º- A espanhola/mexicana não te achou parecido com o Brian Molko?