sábado, 2 de maio de 2009

Nós (elas) VS Eles (homens)

É verdade que, para alguns homens, ter atitudes honestas está longe de ser um hábito. Da mesma forma, existem mulheres superduronas, embora estejamos biologicamente mais aptas do que eles a agir com sensibilidade, por conta de diferenças na estrutura dos cérebros feminino e masculino. Ou seja: a biologia pode até influenciar no comportamento, mas não o determina. O que talvez pese mais na tendência de certos homens a agir como trogloditas seja a falta de prática em lidar com os próprios sentimentos. Diz o psiquiatra Luiz Cuschnir, autor de "Masculino: Como Ele se Vê " e "Homens e Suas Máscaras", e passo a citar: "A maior queixa dos homens que já se arriscaram a fazer um auto questionamento é que o pai só lhes ensinou a lidar com assuntos concretos: sexo, desporto, profissão, política. Conversar sobre emoções, ou demonstrá-las, sempre foi considerado pela maioria um sinal de fraqueza. Acontece que ninguém deixa de sofrer por decreto: mesmo que por dentro esteja aos pedaços, o sujeito finge que está inteiro, porque foi isso que aprendeu desde a infância". Esse argumento talvez, e já para não afirmar viavemente com tamanha certeza, não serve de atenuante para os casos amorosos em que ele decidem saltar. A maioria das mulheres também faz cobranças: se o homem em que estão interessadas diz não a uma foda ou demora a levá-las para a cama, elas estranham. O que, para muitos deles, é outra forma de pressão. Além disso, há o factor biológico: o corpo deles tem dez vezes mais testosterona do que o nosso. E ela manifesta-se, em ondas, várias vezes por dia. Daí os nossos "obcecados" conseguirem fazer sexo a qualquer hora e em qualquer lugar. Sem contar que o centro regulador do impulso sexual fica no hipotálamo, que é maior nos homens - 37% deles pensam no assunto a cada 30 minutos, contra 11% das mulheres. Outra constatação: para irmos para a cama com um homem, precisamos de um motivo; eles só precisam de um lugar. A mulher quer muito sexo com o homem que ama. O homem quer muito sexo. O homem estimula-se com o que vê. A mulher, com o que ouve. O homem precisa fazer sexo antes de entrar em sintonia com os seus sentimentos. A mulher precisa de sentimento antes de fazer sexo. É mais ou menos como na canção da Rita Lee: "Nosso amor é bossa-nova, o sexo deles é Carnaval..."
No entanto, não temos motivo algum para aceitar impassível as desonestas desculpas esfarrapadas, mesmo que estejamos a morrer de amores por ele.
Portanto, vejamos quais são as mais frequentes e, justamente por isso, menos criativas.

"A minha mãe está doente"
Como contestar contra um argumento tão forte? Eles adoram arrumar uma tragédia na família para cancelar o encontro em cima da hora.

"Agora no momento não me quero envolver"
O homem posa de frágil e diz sentir medo de mergulhar numa nova paixão, porque têm algum tipo de trauma do relacionamento anterior. Ou isso, ou simplesmente não quer nada connosco.

"Vou viajar com urgência"
Geralmente, ele associa esta mentira deslavada a uma urgência no trabalho. Quando ouvirem esta desculpa, traduzam: vou dar de sola alguns dias.

"Estou muito cansado hoje"
Para tentar ser mais convincente, ele lista uma série de problemas ocorridos durante o exaustivo dia. Portanto, o sono o impedirá de encontrá-la. Saibam que esta é a estratégia usada quando ele está louquinho para ir sair sem nós, e como tal ir ao ataque.

"Vou jogar futebol com os amigos"
Uma vez por semana, tudo bem. Mas quando os dias começam a aumentar para dois, três, quatro... É hora ficar de ficar alerta! O namorado pode estar a querer somente ficar um pouco sozinho, mas há também a possibilidade de ele ir à caça com os amigos.

"Estou só a olhar para o movimento"
Na noite, no centro comercial ou no restaurante ele não resiste e olha para aquele mulherão que acabou de passar. Nós, irritadas com a situação, perguntamos para onde ele está olhar. E então: "Nada, só estou a ver o movimento".

"Tens que me aceitar tal como sou"
Tamanho argumento é infalível quando o homem quer terminar a relação e não sabe como. Então, ele lança a mão do radicalismo. Como nós, certamente, não nos vamos s submeter a todas as vontades e manias dele, esta é uma boa saída para acabar com tudo. Além desta, há outra táctica para ele nos deixar repentinamente: diz que nós somos "excelentes, maravilhosas, giras, com cabeça" e por isso se sente inferiorizado ao nosso lado.

Resumindo: (alguns) homens são cobardes e uns filhos da puta.

1 comentário:

13 disse...

vocês têm o período mas nós temos as ressacas.
O período de tempo do período pode ser mais longo que o período da ressaca, mas o período do período eh inferior aos vários períodos de ressaca.
Logo o período de ressaca é muito mais longo do que o período do período.