segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tao Te Ching

Tao é aquilo que não tem nome e está para além de qualquer espécie de nome. Diz que os nomes não são necessários para aquilo que é real e para aquilo que é eterno. Diz que se estivermos livres do desejo, podemos aperceber-nos do mistério, que se formos apanhados no desejo, só nos apercebemos de manifestações. Diz que mistério e manifestações provêm da mesma fonte, que é a escuridão. Diz que a escuridão dentro da escuridão é a chave para toda a compreensão.
Se há beleza, há fealdade. Se há bem, há mal. Ser e não ser e difícil e fácil e alto e baixo e comprido e curto e antes e depois precisam, dependem, criam e definem-se um ao outro. Aqueles que vivem com o Tao agem sem fazer e ensinam sem dizer. Deixam as coisas vir e deixam as coisas ir e vivem sem posses e vivem sem expectativa. Não precisam, não dependem, não criam nem definem. Não veêm beleza nem fealdade, nem bem nem mal. São apenas. São simplesmente.
Sobrestima o homem e as pessoas tornam-se impotentes. Sobrevaloriza as posses e as pessoas começam a roubar. Esvazia a tua mente e preenche o teu âmago. Enfraquece a tua ambição e fortalece a tua resolução. Perde tudo o que sabes e tudo o que desejas e ignora aqueles que dizem que sabem. Pratica o não querer, não desejar, não julgar, não fazer, não lutar, não saber. Pratica ser apenas. E tudo se encaixará no devido lugar.
Um eterno vazio está repleto de infinitas possibilidades. Não está lá, mas sempre lá. É mais velho e mais poderoso que qualquer força.
Fecho o livro e deixo os sons do clarinete levar-me, levar-me, levar-me.
Vive e deixa viver.
Não julgues.
Aceita-a como ela vem.
Lida com isso.
Tudo ficará bem.

2 comentários:

13 disse...

gostei.
identifico-me um bocado com o post

Kátinha disse...

Vive e deixa viver???
Acho que há aqui um equívoco!
A minha mãe sempre me disse, porta-te mal e Tao, Tao!!!!LOL