quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dia Mundial do Cigano

Para quem não sabia, incluindo eu que só descobri porque perguntei a um, hoje foi o dia mundial do Cigano.
O dia correu-me mal como a porra. Aliás, poucos têm sido os dias que me correm bem desde que terminei as férias.
Quando se tem um emprego de que não se gosta é assim.
Mas algo salvou o dia, mais não seja pelo acontecimento que vos vou relatar, que me inspirou para este post.
Hoje reparei que várias famílias ciganas andavam exageradamente bem vestidas a passear pelo centro comercial.
A elegância e a vaidade, características já comuns na etnia cigana, estavam hoje ao rubro, o que me despertou a curiosidade.
No restaurante onde trabalho, recebo com alguma frequência uma família de ciganos que, com a ligeira regularidade com que se deslocam ao estabelecimento do bem comer, acabou por se criar uma certa empatia. Um "à vontade" no relacionamento cliente/funcionário entre mim e essa mesma família, e que me permitiu abordar o pai, chefe da família e perguntar-lhe de uma forma cordial e profissional o porquê de todo aquele pavonear exibicionista em quantidades exurbitantes pelo centro comercial:
-Olá boa noite! Digo eu.
-Os senhores hoje estão particularmente elegantes e bem parecidos...há algum evento especial ou alguma festa entre vocês, ciganos?
-Hoje é o dia mundial (sublinhou mundial) do Cigano! Respondeu-me o homem pai.
-Ahh... muitos parabéns - retorqui (não sei se era suposto dar-lhe os parabéns por isso mas foi o que me pareceu mais adequado).

Sendo que a modéstia raramente se encontra nas características dessa etnia, o pai cigano continuou:
-Pois é, pareço um dôtôriii!
De imediato, a filha - de cerca de 18 anos (ou nem isso),corpo magro, singelo de cabelos negros vastos, ligeiramente ondulados, com um escasso pedaço de tecido que cobria as poucas partes do corpo cobertas, e que se fazia acompanhar pelo pai cigano, juntamente com a mãe cigana e o irmão mais novo, o típico reguila cigano de aproximadamente 9 anos de idade - acrescentou sorridente: "e eu pareço uma modêêlúú!"

Sempre preocupado com a minha postura profissional, decidi responder de uma maneira simpática: "sim...permita-me que lhe diga que está de facto muito bonita."
Por sua vez, o miudito ciganito decidiu intervir na amena e agradável conversa com o seguinte comentário:
-A minha irmã é mazéi uma boazonããã!!!
E num abrir e fechar de olhos, a irmã cigana espeta-lhe com uma bofeta mas uma senhora bofetada, ali...à minha frente, à frente dos pais ciganos e de toda a gente que lá se encontrava.
A bofetada foi tão bem aplicada que quase me vieram (a mim!!!) as lágrimas aos olhos.

Não sei se pela emoção da veracidade do comentário do miúdo, ou se pela injustiça de tamanho castigo posto em prática de imediato.
Quem diz verdades não merece castigos, mas não foi o que aconteceu, visto que a irmã cigana era de facto boazona para além de perturbantemente provocante, convidando qualquer Ser Humano do sexo masculino a pensamentos impuros e...badalhocos.
Como se não bastasse, os pais deitaram um olhar fulgurante ao reguila como quem diz: "quando chegarmos a casa é que vão ser elas".
E desde a bofetada, que depositei todas as minhas forças para conter uma gargalhada, amenizando esse meu impulso com uma contínua frase de auto conformação e contenção: "isto tem que ir para o blog, isto tem que ir para o blog..."

5 comentários:

Alice atrás do Espelho disse...

Este "post" está...absolutamente delicioso! Gosto do humor-negro-surrealista dele... =D se bem que talvez lhe devesse chamar Su-Realista! =)

Tweezers disse...

ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah! "Isto tinha de vinha para o blog, isto tinha de vir para o blog, isto tinha de vir para o blog".

virgem disse...

espero ansiosamente pelo dia mundial da cigana novinha! isso é que era de valor!!! ui

Tweezers disse...

Decide-te Virgem. Ou Cigana ou Dução. :P

13 disse...

Cigana + Dução = Ciganão