quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Pombo


Quais serão as hipóteses mais prováveis da morte acidental de um pombo?
Atropelado por uma avioneta, ou estraçalhado pelas hélices de um helicoptero,ser atingido pelo tiro de um caçador, ou quem sabe, morrer de vertigens...se é que essa fobia mata...
Mas todas as hipóteses são válidas desde que não seja um atropelamento rodoviário!
Eu estou aqui para desmentir esse facto.
No início destas minhas férias, fui passear , e em passagem pela rotunda do Marquês de Pombal, na entrada para aquela subida que dá para o Amoreiras, vejo a cabeça de um pombo completamente esborrachada no asfalto e o resto do corpo ainda empinado no meio da estrada.
Adoro animais mas sinceramente nunca simpatizei muito com pombos.
Antipatia essa, que surgiu na minha vida há uns anos atrás quando um pombo, estúpido como todos os outros, decide, através de uma técnica cobarde e desigual, estacionar-se em cima do ar condicionado de uma loja de rua, e tirando partido da minha distração de transeunte, largar cerca de 20g de um dejecto semi-liquidificado, de um verde amarelecido, em direcção ao meu ombro, fazendo ainda uma rasia na minha orelha esquerda.
Uns anos mais tarde, volto a ser vítima do mesmo tipo de crime, tendo desta vez sido atingido na barriga, não sei se pelo mesmo pombo se não.
É, com óbvia satisfação que presencio a morte penosa daquele pombo, mas não deixo de me sentir intrigado acerca do que o terá levado a morrer daquela maneira.
Suicídio? Ou terá confundido uma beata de um cigarro com uma migalha de pão no meio da estrada?
Terá sido excesso de confiança, o que o fez acreditar que levantaria vôo a tempo, antes que fosse interceptado pelo veículo automóvel?
Seria ele um pombo correio e estaria a efectuar uma entrega de mercadoria destinada ao túnel do Marquês?

1 comentário:

Tweezers disse...

E a mercadoria era droga...