segunda-feira, 14 de julho de 2008

Domingos Desinspirados

Acordaste de um sono de 12 horas e reclamas por mais cama. O Nada encontra-se à tua espera sentado numa cadeira da cozinha enquanto preparas o café. Pegas na caneca, fitas os olhos na sua direcção e perguntas, com os teus típicos modos matinais, o que é que ele quer. "Nada", responde ele. Ignoras-o. Nem te dás ao luxo de o mandar à merda. Ainda é demasiado cedo para lhe tecer elogios.
Vais até à sala e encontras a Preguiça sentada no sofá. Outra olhadela de esguelha, hoje juntaram-se todos, está visto. "Estava a ver que nunca mais vinhas", diz ela. E mais uma vez ignoras outro comentário daquela senhora. Nem ao domingo ela te larga. "Chega-te para lá que está a ocupar o sofá todo", dizes-lhe tu. Ela muda-se para uma cadeira, o que te deixa aliviado...e com espaço para te deitares. Ligas a televisão e verificas que na Sport TV vai começar as Moto GP-classe rainha. Mesmo a tempo, pensas tu! Circuito da Alemanha, pista molhada ou seja, quedas. Isto vai ser giro. O teu amigo Valentino Rossi esboça um sorriso para as câmaras e tu acenas-lhe e sorris, "Ciao Ragazzo!" Vês o Pedrosa e rosnas para o pequenote.
A corrida começa. A Preguiça manda-te uns olhares pelo canto do olho enquanto acendes um cigarro. "Não tinhas dito que ias deixar de fumar?", pergunta-te com um ar altivo. "Olha lá, mas eu hoje saí-te na rifa, é? Tenho de te dar explicações? Não. Portanto está caladinha e deixa-me ver a corrida." A gaja cala-se durante a corrida toda, até te esqueces que ela está ali a partilhar o mesmo ar. A corrida termina: Rossi em segundo, Stoner em primeiro. O Pedrosa, esse...caiu! (temos pena!) e tu radiante pelo desfecho.
O teu telemóvel indica que tens uma mensagem. É a Depressão a perguntar quando é pode encontrar-se comigo. Atrasaste-te uma semana minha querida, agora é tarde. Fica para outro dia e envias a mensagem telepaticamente.
Olhas para o relógio e pensas no que vais fazer. O sofá é um óptimo sitio para passares a tarde, mas tens fome e a Preguiça está a olhar para ti como quem diz,"Sim?".
Pronto, aquele olhar fez-te espevitar e num salto colocas-te em pé e vai de ir preparar qualquer coisa para comer. Arranjas algo rápido e sentas-te. À mesa juntam-se os restantes emplastros que tens vindo a ignorar desde que acordaste.
Agora que te sentes confortável e de barriga cheia perguntas aos restantes pseudo convidados o que desejam eles da tua pessoa. "Diz tu" respondendo ambos em coro.
Ora ora, pois...eu queria é ficar sossegada no sofá sem que vocês me chateassem, rematas. Mas eles insistem que está um belo dia para se ficar em casa aterrado num sofá enquanto se vê todos os CSI perdidos da semana. Então tu explicas que gostas do CSI e que realmente queres ver todos os episódios de fio a pavio e que se lixe que esteja bom tempo ou mau tempo, tu queres é ficar em casa sem fazer a ponta de um corno.
Mas eles não te largam, não te deixam cair na tentação que se instalou no teu corpo, a tentação do comando na mão estendida num sofá de pele preta. Não te resta outra alternativa a não ser elaborar soluções para chegarem a um acordo. Convence-los a sair para irem tomar um cafézinho sem a tua companhia, não é uma hipótese pois sabes que a Preguiça não vai em cantigas. Não te resta senão convidá-los para se sentarem contigo no mesmo espaço onde, está claro, se encontra a tentação do comando.
"Oh Preguiça, nós também não temos nada para fazer", diz o Nada. "Tens razão...Eu acho que estou a ficar com moleza", responde a Preguiça. E eis que tu dizes, "Óptimo! Então vamos deixar os nossos corpos decomporem-se no sofá enquanto o comando aprodece na minha mão, boa?".
Nisto olham-se mutuamente e aprovam a tua sugestão ao afirmarem com a cabeça em sinal de ok. Cada um levanta-se da cadeira e dirige-se para a sala. Preparas um café para cada um e colocas bombons recheados de menta no pires.
Apreciam-te o gesto e silenciosamente fazem-te companhia numa tarde de domingo.

2 comentários:

virgem disse...

merda..acho k o post dos acentos ortograficos passou claramente para 2º melhor. muito bom ilustre tweezers!! muito bom mesmo!

13 disse...

tá uma coisa esperta tá.