domingo, 20 de julho de 2008

Odios de estimação


Nem todos conseguem distinguir/perceber que têm ou, o que raio é, um ódio de estimação.
E não estou aqui a falar de ódio. Atenção. Òdio puro não.
Aí é que está.
Nem gosto da palavra nem gosto do sentimento. Ódio, por si só, é forte e estupido demais para entrar nos meus planos. Combina muito com rancor. Também não me dou bem com isso. Associo o rancor á estagnação. Ter rancor não me deixa ultrapassar certas situações ou momentos. Mas isso são outros quinhentos.
Agora, adocicar a palavra "ódio" espetando-lhe com "de estimação" em cima, já transforma completamente a coisa.
E aí já começa a haver um sentimento dúbio que nos atravessa.
Não gosto porque gosto de não gostar.
Uns aceitam-no sem perceber. Outros percebem- no e aceitam. E gostam.
De não gostar.
Outros ainda há que não sabem, não querem saber e têm raiva a quem saiba mas, desses não reza a minha historia.
E há aqueles que só odeiam ou só amam. Não têm o prazer de um ódio de estimação que, para mim, é um sentimento que fica um pouco no meio dos dois.
E fica muito complicado tentar explicar-lhes o que é, vou-lhe chamar, um certo guilty pleasure no O.E..
Tentar explicar o que é um O.E. a alguém que, pouco menos casto é que a Virgem Maria, há-de ser uma tarefa fútil e sem sucesso.
Explicar a um "sócio" do "guéto"..também é "foriro"! Apesar de, num universo bem grande de seres humanos, os "dreads" são dos que mais O.E. coleccionam, só porque, num enorme cardápio de estupidez, gostam de odiar. Simplesmente odiar. Mas não entendem o conceito real de um O.E.
E atenção que já vos estou a revelar um dos meus O.E.
O que é, então um O.E., pessoal que percebe, pessoal que não percebe, pessoal que não sabe, dreads, freiras e pessoal que só está a ler isto porque não têm mais nada que fazer com a vida, senão ler posts patetas em blogs excelentes?
Um O.E. é algo que todos gostamos de ter. É aquilo com o qual gostamos de embirrar. Só porque ele/ela/aquilo existe. E tudo o que deles sai provoca comichão no intelecto e no fundo da nossa existência.
Muitos, é verdade, falam sem conhecimento de causa. Ai o vizinho do lado fala mal de ele/ela/aquilo eu também tenho de falar. Vai ser esse o meu O.E.!
Isso não é o verdadeiro conceito de "ódio de estimação"!
Hipocrisia..não leias o que vem a seguir!
O.E. é aquilo que vemos ou ouvimos só para falar mal. Só para apontar defeitos porque...sim!! Porque é, ele\ela\aquilo, que está á nossa frente! Ele\ela\aquilo apenas..é ou está!
E aqui é que está o prazer morbido da coisa. Quase masoquismo.
Não gostamos mas temos de ver, ouvir, falar, comentar e criticar. E gostamos de não gostar. Gostamos de gostar de não gostar.
Porque é sordidamente agradável criticar o próximo. É facil atacar o diferente. Leva-nos a um certo estado de supremacia e superioridade perante o alvo das nossas críticas.
Gostamos de saber, sentir e acreditar, que há pessoas piores do que nós e isso alivia-nos a consciência de merdas que tenhamos feito, por vezes piores ainda que as dos nossos O.E:.
E é tão bom ter O.E..
Eu incluo-me nos que têm, que percebem e que gostam de gostar de não gostar disto, daquilo ou de outro.
Um dos meus ódios de estimação são, por exemplo, os Pet Shop Boys! Que é aquilo?
Ou as cervejas sem álcool. Qual é a ideia? Deixa de ser cerveja e passa a sumo de cevada! Não tem lógica! Os antigos egipcios andam ás voltas nos túmulos improvisados em museus pelo esses mundo fora, desde que descobriram que alguém teve a estupida ideia de fazer uma bebida "alcoolica" sem "alcool"!!
Podia ficar aqui a noite toda a falar dos meus ódios de estimação como os "wanna be´s" sejam eles do que quer que seja, dos tuning boys, das águas com sabores, e atenção que, aqui faço uma nova pausa para dedicar a um dos meus O.E. preferidos!!
As águas com sabores!
Porquê meu?? É contra-natura. Há 50 anos atrás, se a água tivesse sabor é porque estavas a beber esgoto meu! A água é suposto não ter sabor malta! Tipo...hein? Tipo, bebam Sumol ou outra coisa.
E passo a citar umas quaisquer meninas fúteis que por aí andam e parece bem passear com garrafas de água com sabores:
- O que é isso querida?
- Ah é água com sabor a banana, presunto de porco preto e cajús da América do Sul.
- Ai sabor exótico!!
- Muito bom, minha rica, fresquinho nesta altura do ano que está tanto calor!
- Minha mafarrica!
Sei lá.. Até aparvalho quando penso nisso. NÃO..TEM..LÓGICA!!
E depois há os O.E. populares e habituais. Aqueles que já toda a gente fala mal porque...verdade seja dita. Também o andam a pedir.
Um dos principais O.E. deste nosso jardim á beira mar deixado é sem dúvida o Sr. José Castelo Branco. Todos cascam no homem\mulher.
Ou outro que agora, até eu nutro uma certa raivazinha pelo personagem, Rui Santos, o comentador de desporto da Sic Notícias. Como é possível não discordar de certas e determinadas posições daquele comentarista, e, principalmente, como é possivel não discordar daquele cabelo?! Já nem entro nos óculos, fico-me pelo cabelo. Escargots na cabeça com aquele volume é uma ofensa á integridade física das minha lentes de contacto.
Ou o governo, mas esse já reune toda uma panóplia de amores\ódios\O.E. que quase não conta para o Totobola.
Todo um mundo novo para descobrir e falar mal.
Remexer na merda é mau e cheira mal, mas como é que vais saber que cheira mal se não lhe fores mexer com um pau e inspirares bem fundo?
Deixo aqui um desafio a quem teve a pachorra de ler isto até ao fim. Digam quais são os vossos O.E.!
Exorcizem os vossos pequenos demónios.
Peguem nos vossos paus mentais e chafurdem com violência!
Mas inspirem com muita força porque se não..vão apenas ser alvo de O.E. do vizinho do lado.

O.E.O.E.O.E.O.O.O.E.O.O!!!

1 comentário:

13 disse...

a sociedade é o meu odio de estimação.
Adoro saber que acordo todos os dias para odiar.
ausencia de respeito, personalidade e educação são os meus outros O.E's